Duração de um vídeo para internet

QUAL A DURAÇÃO DE UM VÍDEO PARA WEB?

Muitas dúvidas sempre surgem quanto a tempo ideal de duração de um vídeo para web. Quanto tempo tem que ter meu vídeo? É muito longo? Muito Curto? O que é um conteúdo muito curto? Enfim, a duração de um vídeo, principalmente no universo online e redes sociais é um fator importante a se considerar na hora de planejar seu conteúdo.
O tempo é relativo como dizia Albert Einstein, sim, e vai depender do propósito e conteúdo do seu vídeo e o real engajamento com o público.
A galera as vezes fica tensa quando vê um número de visualizações baixas e um abandono repentino da audiência ao decorrer do vídeo online. Mas só se preocupe se isto ficar muito acima da média. Pelo contrário, seu vídeo pode sim estar sendo eficaz dentro do seu objetivo.

Mas então, Qual o ideal de duração de um vídeo para web?

Em 2012, a Wistia fez um estudo através da análise de como eram vistos milhares de vídeos e concluiu que o tempo ideal estaria entre 60 a 90 segundos. Mas isto foi em 2012 e o tempo muda, e está cada vez mais escasso, a internet esta mais mobile e conteúdos em vídeo devem seguir esta tendência e ficarem mais curtos, será?

No final de 2016, a própria Wistia fez um novo levantamento e chegou a um resultado surpreendente: O tempo ideal que vídeos empresariais eram mais eficientes passou para 2 minutos, um acréscimo de 25% em uma era onde tudo passa mais rápido. Uma nova tendência se mostrou no horizonte e novos estudos surgiram desde então.

Onde a audiência decaí: Achando o ponto final.

As pessoas tem a tendência de pensar que a duração de um vídeo para web esta diretamente relacionada as categorias onde o engajamento se mantém relativamente estável. Que as pessoas estão dispostas a assistir apenas dois minutos de vídeo e esquecem que o formato e conteúdo do vídeo online que estão assistindo é o mais importante.

Com o aumento exponencial do consumo por vídeos online, os outras indicadores vem surgindo, a audiência esta assistindo cada vez mais vídeos pela internet, seja no Youtube, Instagram, Whatapp ou Facebook. Assim um novo padrão de comportamento esta se construindo e mostrando ser mais eficaz que muitas outras mídias e estratégias.

Assim se concluiu que a taxa de engajamento para vídeos corporativos é relativa e não tem uma relação direta com a duração. Gostamos de dizer que um vídeo, online ou não, tem que ter a duração que é ideal para ele. Pense nos filme que você já assistiu: Uns tem menos de 90 minutos e parece que poderiam ter menos, nunca acabam, outros tem 3 horas e quando terminam você pensa.. “putz, podia ter mais 1 hora”.

Qual o ideal de duração de um vídeo para web

A Wistia identificou três momentos distintos onde a audiência decai durante os vídeos online: 2 Minutos, 6 minutos e 12 minutos. Se pensarmos nestes três pontos, podemos concluir que menos de 2 minutos o seu vídeo pode ser assistido na integra, mas também pode não ter gerado engajamento. Quanto mais tempo alguém ficar assistindo seu vídeo, mais eficaz ele esta sendo, assim um vídeo bom o suficiente para segurar o telespectador entre 2 a 6 minutos é algo muito bom e o torna um possível consumidor.

Existe uma expectativa considerável normal de perda de audiência no decorrer do vídeo online mas tenha em mente que quantidade não é o único indicador que deve ser avaliado. Se sua empresa vende um produto por exemplo, se 30% chegar até o fim do seu vídeo e 10% destes consumirem seu produto em algum momento, é uma taxa de 3% de consumo direto do seu produto. Em uma taxa normal e aceitável de 1%, este indicador é excelente e pode apresentar um ótimo ROI. Vai depender do que esta vendendo. Um produto de consumo? Um bem? Um serviço caro ou barato? Escalável? Calda Longa? Uma Marca ou conceito?

Muitas vezes quando recebemos um briefieng, ele já vem acompanhado com a frase: “ tem que ter no máximo um minuto e meio”.

Então diversos fatores devem ser avaliados antes de concluir previamente qual a duração de um vídeo para web é mais eficaz. Um vídeo explicativo pode ser mais longo, um conceito de marca pode ser muito curto e transmitir todo o necessário. Entenda primeiramente o objetivo e o canal que vai ser aplicado seu vídeo e se possível, não pense em tempo e sim em conteúdo. Assista e teste seu material e tenha em mente que sempre é bom fazer ajustes durante o processo. A linguagem abordada e o discurso narrativo são muito importantes e sua audiência não pode sentir que você esta defendendo suas próprias idéias, mas compartilhando ideais.

A eFrame não só produz filmes e vídeos como entende de marketing tradicional e digital, estamos sempre na busca de resultados alinhando arte, técnica e conhecimento. Somos únicos mas no Plural. Nossa estrutura fornece um completo serviço de consultoria, analise, produção, operação e controle. Não faça filmes, alavanque estratégias.

Diretor de Planejamento e Marketing
Autor

Voltaire Barbieri

2018-04-29T12:07:00-03:00

Leave A Comment