Filmmaker

CONTRATAR UMA PRODUTORA DE VÍDEO OU VIDEOMAKER?

Esta é umas das grandes dúvidas de diversos clientes quando eles começam a pensar em produzir conteúdos em vídeo. Neste pequeno artigo vamos dar um panorama geral para elucidar um pouco sobre as diferenças entre videomaker / filmmaker e uma produtora de vídeo.

FILMAKER OU VIDEOMAKER?

Primeiramente vamos entender um pouco das diferenças entre estes dois. Filmmaker é mais conhecido no mercado americano como um profissional que trabalha na indústria cinematográfica. Normalmente ele tem várias virtudes e ocupações como Diretor, roteirista, produtor e até mesmo cinematografia. Por isto usa Filmmaker para ser um pouco mais amplo.

O videomaker por sua vez, é o cara que produz vídeos. Também agrega várias ocupações dentro da produção mas em nosso mercado ele não esta relacionado a uma produtora (mesmo que muitos se apresentem como tal) e sim a um profissional liberal no mercado. É comum um videomaker se intitular como filmmaker de maneira conscientemente equivocada, para dar aquele charme e parecer mais bacana.

VIDEOMAKER

produzindo com baixo orçamento

É o faz tudo do seguimento, normalmente trabalham sozinhos ou no máximo com um assistente ou outro videomaker. Ele grava e edita o conteúdo captado. A exemplo, aquele carinha solitário com uma filmadora que você encontra gravando um evento ou um aniversário. No geral são bastante versáteis entendendo um pouco de cada função e seu profissionalismo e capacidade varia muito de profissional para profissional. Poucos possuem uma formação mas alguns são realmente geniais, criativos e muito atenciosos. Uma das grandes vantagens de trabalhar com um videomaker é o custo. Como eles são solitários, conseguem trabalhar com uma margem bem inferior a qualquer estúdio e isto pode significar uma boa economia ao produzir conteúdos pequenos ou coberturas de eventos e ações sociais. Em contra partida, eles captam o que esta 100% disponível, não possuem uma estrutura ou equipe suficiente para soltar a imaginação e criar algo além do que lhe é disposto, portanto é difícil um produto parecer mais do que realmente é. Outro fator que normalmente joga contra estes profissionais é o pós atendimento. É comum o atraso na entrega de materiais e uma falta de conhecimento e dedicação a pós produção. Como dito anteriormente, ele são uma produtora de um homem só, isto significa que vão ter bastante material para editarem sozinhos e por muitas vezes estarão ausentes, comprometidos em outras gravações.

PRODUTORAS DE VÍDEO

Produzindo em Porto Alegre

São compostas por estrutura maiores e profissionais especializados em cada setor. São diretores de cena com foco em construir narrativas, roteiristas para escrever textos dedicados a linguagem audiovisual, montadores que estudaram e se dedicam a contar histórias visuais, atendimento que esta sempre preocupado com os prazos e satisfação do cliente e muitos outras funções dependendo do foco e tamanho da produtora. Além é claro, da tecnologia de captação de imagens e pós produção. Geralmente não trabalham com o perfil de “ver o que vai dar”, pensam e planejam com antecedência e quando saem a campo, já sabem o que precisa para a narrativa funcionar da maneira adequada. O valor de investimento, claro, é mais alto do que um vídeomaker porque tem uma estrutura física e pessoal muito maior por trás de cada trabalho. Uma das grandes vantagens é o resultado do conteúdo com um prazo reduzido e atendimento personalizado. Em trabalhos menores, como cobertura de eventos e ações, geralmente utilizam os videomakers como ferramenta para redução de custos para o cliente, mas estes videomakers são filtrados por suas capacidades e orientados em como captar o conteúdo. Não participam do processo de pós produção, ficando a cargo de profissionais especializados sobre a supervisão do Diretor de Cena que desenvolveu previamente como deve ser o resultado final do vídeo.

CONCLUSÃO

Se você precisa de conteúdo, tanto um bom videomaker como uma produtora vai lhe atender bem dependendo da necessidade e qualidade envolvidos no Job. Entender as diferenças é importante para saber o real retorno sobre o investimento. Se você precisa de um registro despretensioso, um bom videomaker vai resolver, inclusive existem alguns realmente geniais no mercado. Mas se você quer algo com valor institucional e publicitário, se pretende usar como ferramenta de marketing o conteúdo produzido, uma produtora de vídeo será uma opção mais assertiva, tanto em qualidade quanto na segurança de um bom atendimento e cumprimento dos prazos necessários.

A eFrame entendo o valor do seu negócio e o posicionamento correto de conteúdos para que estejam alinhados a seu público e propósito. Não hesite, entre em contato conosco, vamos tomar um café e com certeza teremos boas ideias para lhe auxiliar nesta jornada empreendedora.

Diretor de Planejamento e Marketing
Autor

Voltaire Barbieri

2019-02-26T11:30:28-03:00